segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

 
 
 
Gincanas
Outubro/13
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."









As gincanas de outubro aconteceram com a integração e envolvimento de todos os professores, funcionários e alunos do Ciclo II.

Durante o referido mês, paralelamente às aulas diárias, pesquisas; construção de materiais e de regras; confecção de bandeiras e agrupamentos de alunos na divisão das atividades, propiciaram uma verdadeira força tarefa para o envolvimento de todos!

As gincanas aconteceram na semana de 21 a 25/10/13, conforme cronograma:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- 21/10 – apresentação das bandeiras, grito de guerra e mascote de cada uma das 14 salas do Ciclo II;


 
 
 
 
 
 
 
 
 
- 22/10 – apresentação do talento do bairro (Zaguinha, o Rei da embaixadinha), dos talentos dos alunos de cada uma das salas e a da música/cantiga escolhida pelos mesmos;




 
 
 
 
 
 
 
 
 
- 23/10 – participação dos alunos em atividades especiais: Xbox, karaokê, futebol de botão, queimada, vôlei;
 
 

 
 
 
 
 
 
  - 24/10 – os grupos escolhidos pelos alunos adivinhariam quem são os professores e funcionários da U.E. por meio de suas fotos de quando eram crianças (painel e fotos). Paralelamente aconteceu o soletrando e os desafios para cada uma das disciplinas curriculares.
 
 
 
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
- 25/10 – neste dia aconteceu o circuito: bola na cesta, corrida, corda, estação X, flexão, passa-passa, obstáculo I (bambolês), obstáculo II (com cadeiras) e a oficina para confecção de chaveiros com alinhavo.
                                     
   
 
 
 
 
 

                                

 Durante toda a semana as bandeiras produzidas pelos alunos ficaram expostas para apreciação! 
                                 
                                                          
 

Professores, funcionários e alunos se envolveram muito no preparo e organização dos trabalhos!


  
 

Abaixo alguns dos profissionais que fizeram deste momento, ousado e desafiador, possível!
 
 

 

 


 
                                                                                    












 

Sabemos que grandes projetos geram estresse, conflitos, insatisfações, dificuldades, cansaço físico,  mental e vontade de chorar. Também tendemos a pensar que o foco do mesmo desapareceu e nos perguntamos: “Para que tudo isso?”.
 
Mesmo diante das dificuldades citadas, nosso maior objetivo foi marcar a vida escolar dos alunos com possibilidades, com momentos de estabelecerem relações e serem crianças e adolescentes que percebam a escola de outra forma. Momentos como estes só são possíveis quando construídos e realizados juntos.
 
Todavia, como diz Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
 Parabéns a todos os professores, professoras, funcionários e funcionárias que abraçaram mais este desafio e ousado projeto que envolveu a todos! Tudo isso mostra que as dificuldades não são maiores que as possibilidades, quando há participação de todos!                    




 
                                               Sandra Maria Sanches - Diretor de Escola
 
Madalena E. L. R. Oliveira - Coord. Pedagógico        
 
 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário